O termo crescimento distingue-se de desenvolvimento por significar um aumento quantitativo da produção,cujas consequências serão o enriquecimento da nação e a elevação do nível de vida, mas sem apreocupação da melhoria das condições de vida da sociedade. Contrapõe-se, por isso, ao desenvolvimento,que, para além do crescimento propriamente dito, pressupõe a sua repercussão sobre a qualidade de vidadas pessoas e sobre o sistema social em geral. Ou seja, toma em atenção a estrutura de repartição dosrendimentos a par do aumento do PNB.
O crescimento não deve ser compreendido somente no foco do aumento do produto per capita , mas num conjunto de processos dinâmicos nas atividades produtivas. Toda atividade produtiva tem em si fases de planejamento e ações com início, meio e fim suscetíveis a mudanças tecnológicas e econômicas.
O PNUD desenvolve dois importantes indicadores: um de desenvolvimento o índice de desenvolvimento humano, e outro de pobreza, o índice de pobreza multidimensional.
O conceito de desenvolvimento humano tornou-se um conceito paralelo à noção de desenvolvimento econômico, embora o primeiro seja mais amplio, ademais de considerar os aspectos relativos à economia e os ingressos, integra aspectos como a qualidade de vida, bem-estar individual e social e felicidade,Isto permite-nos valorizar-nos mais como pessoas.