quinta-feira, 12 de julho de 2012

Crescimento Econômico x Desenvolvimento Humano

   O Crescimento econômico pode ser definido como sendo o aumento sustentado de uma unidade econômica durante um ou vários períodos longos. A sua avaliação faz-se através da análise de certos índices: ProdutoInterno Bruto (PIB) ou Produto Nacional Bruto (PNB). 
O termo crescimento distingue-se de desenvolvimento por significar um aumento quantitativo da produção,cujas consequências serão o enriquecimento da nação e a elevação do nível de vida, mas sem apreocupação da melhoria das condições de vida da sociedade. Contrapõe-se, por isso, ao desenvolvimento,que, para além do crescimento propriamente dito, pressupõe a sua repercussão sobre a qualidade de vidadas pessoas e sobre o sistema social em geral. Ou seja, toma em atenção a estrutura de repartição dosrendimentos a par do aumento do PNB.


O crescimento não deve ser compreendido somente no foco do aumento do produto per capita , mas num conjunto de processos dinâmicos nas atividades produtivas. Toda atividade produtiva tem em si fases de planejamento e ações com início, meio e fim suscetíveis a mudanças tecnológicas e econômicas.
Empresas, instituições e grupos de trabalho compõem um mercado que induz e necessita de constante renovação tecnológica, novas formas de gestão e coordenação administrativa que influenciam na expansão do crescimento. O crescimento de um país está ligado à inovações tecnológicas, à investimentos em educação que assegure a distribuição de renda.

   O Desenvolvimento humano, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é aquele que situa as pessoas no centro do desenvolvimento, trata da promoção do potencial das pessoas, do aumento de suas possibilidades e o desfrute da liberdade de viver a vida que eles valorizam. Integra aspectos de desenvolvimento relativos ao desenvolvimento social, o desenvolvimento econômico (incluindo o desenvolvimento local e rural) e desenvolvimento sustentável.
  O PNUD desenvolve dois importantes indicadores: um de desenvolvimento o índice de desenvolvimento humano, e outro de pobreza, o índice de pobreza multidimensional.
  O conceito de desenvolvimento humano tornou-se um conceito paralelo à noção de desenvolvimento econômico, embora o primeiro seja mais amplio, ademais de considerar os aspectos relativos à economia e os ingressos, integra aspectos como a qualidade de vida, bem-estar individual e social e felicidade,Isto permite-nos valorizar-nos mais como pessoas.

Um comentário: