segunda-feira, 26 de novembro de 2012

América Latina



A América Latina compreende a quase totalidade da América do Sul e Central Continental, as exceções são os países sul-americanos Guiana e Suriname e o centro-americano Belize, que são países de línguas germânicas. Também engloba alguns países da América Central Insular (países compostos de ilhas e arquipélagos banhados pelo Mar do Caribe) como Cuba, Haiti e República Dominicana. Da América do Norte, apenas o México é considerado como parte da América Latina.
Os países americanos restantes tiveram colonização majoritariamente anglo-saxônica, com exceção de Québec, que é de colonização francesa (portanto, latina) e dos estados do sudoeste dos Estados Unidos, de colonização espanhola, além da Luisiana, que tem colonização francesa.
A América Latina engloba 20 países, Convêm observar que a ONU reconhece a existência de dois continentes: América do Sul, e América do Norte, sendo que esta última se subdivide em Caribe, América Central e América do Norte propriamente dita, englobando México, Estados Unidos e Canadá, além das ilhas de Saint Pierre et Miquelon, Bermudas e a Groenlândia.
A América Latina concentra hoje expressivos setores da sociedade vivendo abaixo da linha da miséria. No Brasil, estima-se que 43,5% da população ganhe menos de 2 dólares por dia e 40 milhões de pessoas vivam na miséria absoluta. Essa situação de pobreza é agravada pelo quadro de desigualdade na distribuição de renda, encontrando-se a América Latina com o pior coeficiente no âmbito mundial. As acentuadas disparidades sociais da região têm impactos negativos sobre a capacidade de poupança nacional, sobre a dinâmica do mercado interno e sobre a saúde pública, favorecendo a exclusão social, corroendo a confiança interna e debilitando a governabilidade democrática. A família e o sistema educacional, como matrizes formadoras do capital humano de uma sociedade, são pois afetados negativamente pelo impacto da pobreza e da iniquidade  Este artigo busca apresentar um panorama da questão social na América Latina, enfatizando dois de seus principais pilares: a família e a educação.

Fonte:http://www.ipardes.pr.gov.br/ojs/index.php/revistaparanaense/article/view/264

OS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS



Uma das características é a sub-produção do tipo capitalista. Os recursos não são aproveitados. Segundo esta afirmação, só é possível produzir em fábricas da forma capitalista, consumindo os recursos de maneira predadora. Mas o conceito de recurso é algo que muda com a tecnologia, e as possibilidades que uma determinada sociedade tem de utilizá-lo.

Outra característica de país subdesenvolvido é seu alto crescimento demográfico, devido a causas endógenas. Existe a crença de que altas taxas de crescimento da população impedem o desenvolvimento econômico.


Esses países apresentam: Grandes desigualdades sociais, que se expressam pela existência de uma minoria-rica ou muito rica, enquanto a maioria da população é pobre ou muito pobre.

Dependência econômica em relação a países desenvolvidos, característica que se manifesta, sobretudo através de:

- Considerável dívida externa para com os governos e principalmente bancos estrangeiros;

- forte influência de empresas estrangeiras, chamadas multinacionais ou transnacionais, que controlam grande parte das atividades econômicas dos países subdesenvolvidos.

Os países subdesenvolvidos possuem ainda outras características, quase sempre ligadas às duas principais. São elas:

Grandes diferenças entre uma região e outra, como, por exemplo, entre o Sudeste e o Nordeste do Brasil.

Baixo nível de vida da maior parte da população, característica expressa por:

- alta taxa de mortalidade infantil; más condições alimentares, que trazem como consequência baixa capacidade para o trabalho e grande facilidade em contrair doenças;

- baixa expectativa de vida da população;

- elevado proporção de analfabetos. Existem diferenças entre os países subdesenvolvidos. Alguns chegam a ter certas características dos países desenvolvidos, como agricultura intensiva e predomínio da população urbana sobre a rural. É o caso, por exemplo, do Brasil, da Argentina e do México. Mas todos apresentam algumas semelhanças fundamentais, como a dependência em relação a países desenvolvidos e a grande concentração de renda.


Fonte : http://www.infoescola.com/geografia/paises-subdesenvolvidos/