terça-feira, 18 de setembro de 2012

Australia e Nova zelândia


São os dois principais países da Oceania, apesar de também terem sido colônias, apresentam elevados índices de desenvolvimento humano e são as únicas nações pertencentes grupo dos países desenvolvidos ou do Norte, mesmo estando localizadas ao sul da linha do Equador.

Japão



O território do Japão ( Nippon ou Nihon ), país do Extremo Oriente, formado por um arquipélago, situa-se ao largo da costa asiática, inteiramente dentro da zona temperada. Sua área territorial é de 377.815 km ,e a densidade média da população ( aproximadamente 328 hab. / km ) se faz mais impressionante quando se sabe que mais de 80% da superfície do país são constituídos de montanhas inabitáveis. A capital é Tóquio, a maior concentração urbana do mundo.
O país é cortado por sete cadeias principais de vulcões, que rivalizam em altura com as montanha. Des-tes, o mais importante é o Fuji-Yama ( 3.776m ), o ponto culminante do país. O Japão quase não tem planícies. A maior extensão de terras relativamente planas é a planície de Kwanto, em Honshu, com 13.000km .

Hidrografia. Todos os rios são de curso breve e pequenas bacias.
Flora. A flora pode ser descrita, em essência, como do tipo de zona temperada, com formas boreais presentes no norte e nas maiores elevações meridionais
Grupos Étnicos. O Japão foi povoado, a princípio, por grupos vindos do continente, e a maioria da população pertence ao ramo dos mongóis. A maioria da população japonesa aproxima-se, geneticamente, dos coreanos, das tribos tungúsicas e de grupos procedentes do norte da China

América Anglo-saxônica



É um termo usado para designar os países da América que tem o inglês como idioma principal. Estes países possuem também laços históricos e culturais com a Inglaterra, pois sofreram colonização inglesa no passado.
São considerados países anglo-saxônicos:

Na América do Norte
- Estados Unidos da América (exceção do estado do Havaí)
- Canadá (exceção da província de Quebec)

Na América Central
- Antígua e Barbuda
- Belize
- Barbados
- Bahamas
- Dominica
- Granada
- Jamaica
- São Cristóvão e Nevis
- São Vicente e Granadinas
- Santa Lúcia
- Trinidad e Tobago

Na América do Sul
- Guiana

A imperfeição do termo
Embora todos os países acima se enquadrem nos critérios para serem considerados anglo-saxões, muitos consideram apenas os Estados Unidos da América e o Canadá como integrantes da América Anglo-saxônica.

Outras informações sobre a América Anglo-saxônica
- As religiões protestantes são a maioria, embora o catolicismo também seja muito seguido nestes países.
- Os países com economias mais desenvolvidas são os Estados Unidos e o Canadá. Os outros países possuem economias em processo de desenvolvimento.
- Estados Unidos e Canadá são os países mais populosos da América Anglo-saxônica.
- A área ocupada por estes países é de, aproximadamente, 18,5 milhões de quilômetros quadrados. O Canadá é o maior país em extensão territorial.
- A população somada de todos os países anglo-saxões é de, aproximadamente, 354 milhões de habitantes.
- O ponto mais alto é o Monte McKinley com 6.194 metros.
-A vegetação predominante é a floresta temperada já muito devastada, com ocorrência de florestas boreais e tundra no norte do Canadá; e pradaria, pântanos e desertos nas planícies centrais e no sul do continente norte-americano.